jump to navigation
 
“O empenho em conhecer e obedecer a vontade de Deus é uma evidência de legitimidade de que – de fato – somos discípulos/seguidores de Jesus! Pessoas que se dizem cristãs, mas que não se interessam por conhecer e obedecer a vontade de Deus em suas vidas, são – no mínimo – uma grande contradição e revelam estar numa condição de imaturidade!”

 Dimas Pezzato
 A vontade de Deus

Devocional: Lucas 8:22-25 August 3, 2008

Escrito por Lenir em : Devocional, Lenir , trackback

Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo. “Onde está a sua fé?”, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?”

O relato de Jesus acalmando a tempestade no evangelho de Lucas 8:22-25 tem uma ênfase especial:

1. A essência do relato é direta, embora que quase que indiretamente esclarece o cansaço transparente que Jesus as vezes demonstrou durante seu amplo ministério “passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus” (8:1). Ele não apenas conseguiu pegar no sono num barco em alto mar, mas também continuou dormindo enquanto o barco balançava de uma lado para o outro numa tempesdade tão forte que assustou até os pescadores.

2. As últimas linhas desse parágrafo chama nossa atenção para o foco principal: Quem é Jesus. “Quem é esse?” os discípulos perguntaram. “Ele dá ordens aos ventos e águas e eles lhe obedecem” (8:25). Esse parágrafo, na verdade, dá um pontapé numa série de milagres. Nos próximos versículos Jesus cura um endemoninhado (8:26-39), ressuscita uma menina e cura uma mulher (8:40-56), capacita os doze discípulos com uma autoridade semelhante (9:1-9), e então alimenta cinco mil pessoas (9:10-17) – onde é um lugar totalmente apropriado para fazer uma pausa e refletir novamente sobre quem é Jesus (9:18). Aquele que controla os elementos da natureza, os poderes do mundo espiritual e que pode até mesmo subverter a morte não é apenas o prometido “Cristo de Deus” (9:20), mas é transfigurado perante três apóstolos (9:28-36), que contemplam algo da glória que Sua forma humana normalmente escondia.

3. Mas alguém deve pensar na pergunta estranha que Jesus faz: “Onde está a sua fé?” (8:25). Não interprete mal essa pergunta. Jesus não está repreendendo seus seguidores por um erro ostensivo de ver as boas qualidades do mundo ou um inevitável final feliz. Pessoas morrem em tempestades; o câncer pode tirar a vida de um jovem de quinze anos; acidentes acontecem; pessoas boas morrem. Pensar que essas coisas não acontecem não é uma demonstração de fé mas sim de pensamento positivo. A fé que os discípulos deveriam ter tido é a fé em Jesus – não apenas ter fé que Ele poderia e iria ajudá-los, mas uma fé abundante Nele, porque Ele é o Messias enviado do Deus todo poderoso, é ridículo pensar que uma tempestade ‘ocasional’ poderia matá-Lo junto com os que estavam com Ele. O medo deles mostra mais o seu erro do que afirma o entendimento fiel de quem é Jesus.

4. Agora está clara a contribuição de Lucas 8:22-25 em um contexto maior. A parábola do semeador procura ouvintes da palavra que perseveram e deêm frutos (8:10-11, 15). As próximas linhas diz ao leitor, “Portanto considerem atentamente como vocês estão ouvindo” (8:18). A verdadeira mãe e irmãos “são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam” (8:21). Então agora vejamos o nosso texto: discípulos genuínos demonstram sua fé quando entendem amplamente quem é Jesus, e que confiam Nele em todas as circunstâncias.


Traduzido por Lenir DosSantos.
Extraído do livro “For the Love of God” by D. A. Carson copyright © 1998, November 24. Usado com permissão da Crossway Books, a publishing ministry of Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, USA, www.crossway.com.

 

Artigos Semelhantes:

  1. Uma Ovelha Perdida
  2. O Deus Trino



Palavras chaves:



2 comentários sobre “Devocional: Lucas 8:22-25”

  1. luciana disse:
    August 10th, 2008 às 1:56 pm

    A paz do Senhor Jesus Cristo a todos vcs!

    bem…nem acredito que consegui achar uma igreja evangelica no momento que mais preciso!

    obg Senhor!

    sou brasileira, evang desde que nasci e membro da A d Deus em Alagoas…vim morar em Pensilvania para fazer intercambio, tenho 23 e sou prof de portugues, estou morando com um casal e seus kids, sao otimos e muito pacientes comigo, orei muito antes de vir e o Senhor tem abencoado tudo!

    estou sentindo muita dificuldade na alimentacao e lingua que nao compreendo bem;

    e preciso urgentemente ir a uma igreja, sentir o povo de Deus…aqui tem uma perto que fui hoje com eles, batista americana, foi legal, mas eu quero uma Bleiaaaaa rsrsrs…

    eu nao sei andar nada por aqui ainda e nao tenho carro, mas como faco pra ir ate a igreja de vcs? existe alguma mais proxima de mim? estou em yardley pensilvania, por favor me ajudem!

    nao existira melhor lugar que me sentirei bem!!! aguardo ansiosa sua resposta, sempre posso entrar na internet pela noite e durante o sabado a tarde e domingo dia todo estou OFF!

    Deus os abencoe ricamente! um santo abraco,

    Luciana.

  2. Maer disse:
    August 13th, 2008 às 9:17 am

    Luciana – Que bom que nos achou. Entraremos em contato com você. O endereço do site da nossa igreja é http://www.vidanovaphilly.org onde encontrará mais informações.

Faça um Comentário